São Bernardino de Siena, presbítero.

São Bernardino de Siena, presbítero.

Neste dia 20 de maio celebramos São Bernardino de Sena, um pregador inspirado e bastante popular da devoção ao Santo Nome de Jesus Cristo.

São Bernardino de Sena nasceu em Grosseto, Massa Marítima, então território sienense, em 8 de Setembro de 1380, e morreu em L’Aquila, 20 de Maio de 1444, e ordenou-se religioso franciscano.

Em seu clássico livro sobre a cidade de Siena, Titus Burckhardt relata que Bernardino percorreu boa parte da Itália pregando o método de realização espiritual da invocação do Nome de Deus. “Em 1425 e 1427, São Bernardino pregou em Siena dia após dia durante seis semanas. A princípio ele escolheu falar no mosteiro de San Francesco, mas, quando o lugar ficou cheio com o número de ouvintes, ele passou a falar na praça central”, escreveu Burckhardt.

O santo viajou e pregou por povoados e cidades da Itália setentrional e central, levando populações inteiras a uma renovação cristã, pela palavra e pelo exemplo. Além disso, trabalhou pela reforma da Ordem Franciscana. Dele se tem alguns escritos em língua latina e vernácula. O livro Siena City of the Virgin, de Titus Burckhardt, contém alguns destes escritos e sermões.

O método de concentração espiritual favorecido por São Bernardino, de invocação de um Nome revelado, encontra similares em todas as grandes religiões do mundo.

Discípulo da Comunidade Católica Rainha da Paz