Home

MISSÃO MOSQUEIRO

No Coração da fundação da Comunidade Católica Rainha da Paz, juntamente com o Bispo da Diocese de Sobral Dom Odelir José Magri, havia um grande desejo de enviar missionários para as terras amazônicas, inspirados pela campanha da fraternidade de 2007, “Vida e missão, neste chão”.

Saiba mais

“Tendo nós mesmos sido conquistados por Jesus Cristo e experimentado o Amor de Deus em nossas vidas sejamos primeiramente uma testemunha deste amor.”

(Estatutos da Com. Católica Rainha da Paz)

CONTATOS

Venha conhecer a casa da Comunidade Católica Rainha da Paz em Mosqueiro
Deixe-se amar por Jesus!


Contatos

  • 91 9 8368 4305
  • Rua Nossa Senhora da Conceição, 595, Carananduba – Mosqueiro – Belém – PA

NOSSOS GRUPOS

Participe, você também, de um de nossos Grupos de Oração.

custom_showcase1_img
Grupo de Oração das Famílias.
#Misto
Terça-feira,19hs,Capela N.Sra. das Vitórias, DorothyII.
custom_showcase2_img
Grupo de Jovens.
#Jovem
Terça-feira, 19hs,Capela N.Sra do Cenáculo, Arirambas
custom_showcase3_img
Grupo de Oração Misto
#Misto
Quarta-feira, 19hs, Capela N.Sra. da Conceição, Sucurijuquara
custom_showcase1_img
Grupinho de Crianças,
#Criança
Quarta-feira, 19hs, Capela N.Sra. dos Navegantes, Vila Sapo
custom_showcase2_img
Grupo de Oração das Famílias,
#Misto
Quinta-feira, 19hs, Capela N.Sra. dos Navegantes, Vila Sapo.
custom_showcase3_img
Grupo de Jovens,
#Jovem
Sexta-feira,20hs,Igreja Matriz de N.Sra. da Conceição, Carananduba
custom_showcase1_img
Grupo de Oração das Famílias
#Misto
Sexta-feira, 19hs,Baixada do Cametá
custom_showcase2_img
Grupinho de Crianças
#Criança
Segunda -feira, 9hs, Baixada do Cametá.

Sobre

No Coração da fundação da Comunidade Católica Rainha da Paz, juntamente com o Bispo da Diocese de Sobral Dom Odelir José Magri, havia um grande desejo de enviar missionários para as terras amazônicas, inspirados pela campanha da fraternidade de 2007, “Vida e missão, neste chão”. Nesse mesmo período estava como Arcebispo da Arquidiocese de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa, conhecido como o “Pai das Novas Comunidades” por acolher e incentivar esse sopro novo do Espírito na Igreja. Na Ilha de Mosqueiro, o atual Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carananduba, Pe. Francisco das Chagas Nunes havia feito um pedido a Dom Alberto: uma Congregação ou Nova Comunidade que pudesse morar na paróquia e auxiliá-lo na evangelização. Como é próprio das inspirações do Espírito o desejo de uns foi a correspondência das necessidades de outros.
Em Março de 2012 a Fundação viajou até Belém para conversar com Dom Alberto sobre a possibilidade de abrir uma Casa de Missão. Quando Dom Alberto os viu disse: “Eu pensei que já tinham vindo pra ficar.” E os direcionou à Ilha de Mosqueiro. A fundação visitou a ilha, conheceu o Padre e a Paróquia e combinaram que dali a um mês a Missão seria aberta, viriam os primeiros Missionários.

Nessa visita um quadro de Nossa Senhora de Nazaré, pintado por um pintor regional, confirmou muito no coração da fundação o envio da Comunidade em Missão para Belém. Trouxeram a imagem para a Comunidade

para que todos rezassem em um retiro dos consagrados para a escuta de Deus. E mais uma vez pela boca dos consagrados o Senhor confirmava que era sua vontade enviar o carisma Rainha da Paz para terras paraenses.

No dia 17 de abril de 2012 chegaram na Ilha de Mosqueiro os primeiros missionários para abrirem a missão: o Co-fundador, Antônio Barbosa de Castro (Tony) e outros dois membros da Comunidade de Vida, Ramiro Monteiro Lourenço e Francisco Edson do Carmo Filho. E juntamente com o Pe.Francisco desempenharam os primeiros trabalhos de evangelização e adaptação a nova cultura. Três meses depois chegou uma segunda turma de missionários da Comunidade de Vida, compondo assim a turma efetiva de Missionários.

Tony Castro, dia 06 de julho de 2012, após a instalação da missão voltou à sede da Comunidade.

Ouve desde o inicio da Missão uma grande manifestação da providência divina, cumprindo a palavra do Senhor de que o operário é digno do seu salário. Alguns meses antes da chegada da Comunidade a Paróquia havia adquirido uma casa que se encontrava vizinha a Igreja Matriz. Foi “forçada” a comprar, pois a Comunidade religiosa protestante, autointitulada Igreja Universal, pressionou os donos a venderem para que derrubassem a casa e construíssem ali seu templo, vizinho a Igreja Católica. Ao adquirirem essa Casa, e logo depois acontecer a chegada dos missionários, precisando eles de uma casa para morar, o povo de Mosqueiro viu nisso Nossa Senhora preparando a sua chegada.

A Comunidade estava em Mosqueiro para servir no que a Igreja precisasse. Seus primeiros apostolados eram de caráter bem paroquial: Celebração da Palavra e das exéquias (todos foram feitos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão); Visitas missionárias onde se anunciava o Querigma; e o canto litúrgico. Desde o inicio uma missão característica do carisma se destacou, o primeiro pilar : A adoração ao Santíssimo Sacramento. As adorações acontecem até hoje, todas as manhãs na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O Pe. Francisco chegou a escrever uma carta ao governo da Comunidade agradecendo pela sua vinda, onde citava a adoração: “Outro aspecto positivo do carisma Rainha da Paz na missão Belém são as manhãs de adoração eucarística que os missionários promovem com abertura ao povo colocando deste modo, Cristo Ressuscitado no centro de toda sua vida e missão e da vida e missão de nossa paróquia. Neste sentido, creio poder afirmar: mesmo fosse apenas para isso que eles tivessem vindo até aqui, a missão deles já teria valido a pena!”.

Ao final de um ano de missão, a Paróquia foi contemplada com um vigário Paroquial: Pe. Isan Alves. Após sua chegada os missionários foram dispensados de alguns serviços paroquiais, o que os proporcionou tempo para desempenharem ações próprias do jeito de ser, fazer e viver da Comunidade. No ano de 2013 iniciaram-se os primeiros Grupos de Oração para jovens e adultos, Seminários de vida no Espírito Santo e a primeira edição do Rumo Certo Ilha.

O tempo foi passando e outros se juntaram a comunidade na força da adoração e da evangelização. Foi aberto ainda em 2013 o primeiro grupo de vocacionais. Ao final do ano foram admitidos a ingressar na Comunidade de Aliança nove pessoas, na missa anual de Renovação de Compromissos, presidida por Dom Alberto Taveira.

Hoje a Comunidade chega aos seus 4 anos de Missão, em Mosqueiro e a promessa do Senhor a cada dia se cumpre: “Um sim que mudará a vida de muitos que estão longe.