Liberdade: em tudo escolher amar

Ser livre como os pássaros do céu. Disse o poeta, mais o que o poeta não disse é que até os pássaros são limitados”

Quero começar esse artigo perguntando a vocês meus queridos jovens, o que é a Liberdade? O que será ser Livre? Antes de responder quero levá-los a refletir. Em nossa cultura atual passeia pelos jovens um certo conceito de liberdade que não tem nada a ver com a verdadeira liberdade. Parece que ser livre é infligir todas as leis, será que é isso a Liberdade?
A verdadeira liberdade está ligada essencialmente a responsabilidade. Não posso dizer sou livre só porque faço o que quero, vou pra onde quero, não devo explicações a ninguém, isso é a maior ilusão de liberdade. Os jovens hoje tem essa ilusão, que ser livre é fazer o que der na telha, e por essa ideia quantos jovens se tornaram não livres e sim preços, escravos, se tornaram até sem dignidade, será mesmo que a liberdade é si destruir? Isso que a modernidade chama de liberdade na verdade é alto destruição.
O filósofo Paul Sartre disse “o homem está condenado a ser livre” mais na verdade não é uma condenação, e sim o homem sempre terá o direito à liberdade pois assim Deus quis, assim Deus criou o homem. Deus amou tanto o homem que deu a maior graça de todas, a Liberdade. “É um dom tão grande que até o próprio Deus se curva diante desse dom” (Santa Edith Stein)
A Liberdade real está no Bem, quanto mais eu realizo o bem, mais livre me torno, quanto mais escolho o meu bem e o bem do outro, quanto mais vou sendo livre. Porque ser livre é saber sempre escolher o bem do outro, é sempre escolher amar. Amar é o que torna o homem livre. Jesus Cristo foi o homem mais livre do mundo não porque desobedeceu todas as leis e regras, mais sim porque em tudo escolheu amar, mesmo condenado a morte escolheu amar seus acusadores, mesmo sendo injustiçado escolheu amar, tudo isso porque Jesus era verdadeiramente livre.
Por fim eu pergunto: vocês são livres de verdade? Se não está na hora de começar a ser. Deus já nos deu o dom agora é hora de voltar a escolher amar como Jesus. Pois só é livre realmente aquele que sabe em tudo escolher amar.

“Foi pra liberdade que Cristo nos libertou”
(Gal 5, 1)

Ramiro Monteiro Lourenço
Consagrado da Comunidade de Vida

About the author: thiagocvmir