Advento

Neste sábado, dia 01/12 entramos no tempo do Advento!

Ainda não é Natal!
É um tempo para se preparar para o Natal!
Para isso devemos viver bem o Advento!

Ao contrário do mundo que prepara o Natal somente com luzes e apelos ao consumo, o Natal cristão deve ser preparado com:

A oração

A leitura atenta da Palavra de Deus

A penitência

Atenção aos pobres.

Despojamento.

Jesus disse: “Fazei penitência pois o Reino de Deus está próximo”.

Pois veja bem: se prepara o Natal num espírito de oração e penitência!

No Advento, nos colocamos na perspectiva alegre já realizada em Cristo: a vinda gloriosa do Senhor.

É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente e sobriamente para a vinda do Senhor.

O tempo do Advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria.

Nessas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.

Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

Advento é tempo propício à conversão para “preparar o caminho do Senhor”, por meio da oração e um profundo mergulho na Palavra. Daí a necessidade de fazermos uma avaliação do que significa e de como vivenciamos o tempo do Advento em nossa vida.

Um símbolo que nos ajuda a vivenciar melhor este tempo é a coroa do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A cada domingo uma vela é acesa até serem acesas as 4 velas no 4° domingo.

A luz indica quando Cristo salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem.

A forma circular da coroa do Advento é sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar.

Os ramos verdes da coroa do Advento são verdes como os galhos do Pinheiro que permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter a fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

A fita vermelha e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas da coroa do Advento simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento.

Com tão rico simbolismo convido você a, neste ano, antes de arrumar a árvore de Natal, arrumar a sua Coroa do Advento e ao acender cada vela em cada semana do Advento aguarde com discreta alegria regada de oração e penitência a chegada do Rei que vem!

Um Santo Advento para um Feliz Natal!

Tásia Maria Montenegro
Fundadora da Comunidade Católica Rainha da Paz