Páscoa: Qual o seu efeito em minha vida?

Durante anos em nossa vida ouvimos dizer sempre que Cristo ressuscitou. É Páscoa! Pessoas nos enviam mensagens, desejos de uma Páscoa feliz. Mas o tempo passa e muitos sentem que tudo continua da mesma forma. Nada muda! E por que não muda? 

Antes de tudo, é preciso que compreendamos o sentido da palavra Páscoa. Vem do grego Pessach, significando passagem. Sua origem é judaica e se remonta aos dias em que Israel era escravo no Egito. Na Páscoa ou Pesach, para os judeus, comemora-se a libertação do povo de Deus do Egito. 

Em Cristo realiza-se a verdadeira libertação do homem quanto ao pecado. Cristo, imolado como sacrifício para nos salvar, venceu a morte, o pecado e a treva para nos fazer vencedores. Se Cristo não tivesse ressuscitado, vã seria a nossa fé. Como acreditar num Deus vencido pelo mal?

Os judeus em sua Páscoa, imolaram cordeiros para que a morte não os ferisse. Jesus se fez o Cordeiro que tomou na sua carne, na Paixão e na Ressurreição, o peso da nossa humanidade ferida, enferma, marcada pelo pecado. Transformou-se num verme, ensanguentado, destruído, ferido, chagado, transfigurado. Não tinha aparência humana. Com sua ressurreição Ele nos veste com a Sua Divindade, glória, poder, amor, misericórdia.

A verdade é que Cristo “arrombou a porta que dá para uma nova vida”. (Bento VI)

“Sim, em Cristo realizamos essa passagem transformadora da morte para uma vida transformada. Em Cristo somos capazes de vencer o mal. A vida é mais forte que a morte. O bem é mais forte que o mal. O amor é mais forte que o ódio. A verdade é mais forte que a mentira. A escuridão dos dias anteriores dissipou-se no momento em que Jesus ressuscita do sepulcro e se torna, Ele mesmo, pura luz de Deus.” Bento VI

Deus está no meio de nós! Alegria! Mesmo que você não sinta nada mudar em sua vida, mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue superar um vício, se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você! Ele fica triste com a sua situação, mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, dar coragem, levá-lo à libertação! Acredite! Você nunca está sozinho. Em toda parte e em qualquer situação Deus está contigo acreditando que você pode ser melhor e fazer melhor.
Nada muda em sua vida? Busque coragem no Espírito Santo. “Para sermos corajosos não é preciso que nos sintamos com coragem, às vezes, é com medo que enfrentamos os maiores desafios” (Pe Jonas). Somente em Deus nos fortalecemos, porque coragem não é auto-sugestão, é dom do Espírito Santo! É preciso que coloquemos em ação esse dom que o Espírito Santo nos dá, inclusive nas coisas mais concretas da vida,

Paulo sabia da fraqueza que tinha e por isso disse: “Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força” (cf. II Cor. 12, 8-9a).

Diga: “Glória a Deus, é na fraqueza que sou forte!”. Deus está ao seu lado na luta! Você não sofre sozinho, o Senhor o orienta!
Santo Agostinho queria seguir Jesus, mas sabia que era fraco e que a tentação o vencia constantemente. Um dia, percebeu que não seria com suas forças nem com sua astúcia que venceria os problemas. A partir desse momento, ele mudou sua oração, passando a dizer: “Senhor, dai-me o que mandas e manda-me o que queiras!”
Não tenha medo dos seus problemas. Deus escolheu você para que seja luz entre os homens. O Senhor poderia pedir a outro o que lhe pede, mas você é o (a) escolhido (a) para aquela tarefa, naquele momento.

“Temos um jardim secreto em nosso coração, no qual só entra quem nós permitimos e dentro dele há um lugar mais secreto ainda no qual só Deus consegue adentrar. Esses locais são os sagrados de nosso coração. Não sei o que você guarda em seu interior, mas o Todo-poderoso sabe. É preciso ser sincero com o Senhor, ou seja, “sem máscaras”. Deus é o único com o qual você pode ser quem realmente é, pois Ele nunca vai condená-lo. Diante d’Ele não tenha medo de arrancar as máscaras, independentemente do que você viveu no passado.” (Pe Jonas)

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação” (cf. Eclo. 2,1) Todos nós, que somos do Senhor, sofremos provações, somos humilhados e traídos, mas não desistimos pois somos d’Ele. Você é do Senhor!

Abrace com alegria esta notícia: Cristo Vive! Peça ao Espírito Santo que venha renová-lo (a) a cada dia. Problemas sempre teremos, mas Cristo nos faz vencedores. Proclame a plenos pulmões e com sua vida. É o testemunho da nossa vida, que proclama e anuncia, que Cristo ressuscitou, que Ele está vivo aqui no meio de nós, vence conosco, e em nós, e através de nós no mundo, toda e qualquer sombra da morte.
A todos uma Páscoa real, verdadeira e cheia do Espírito de Deus!

 

Adelaide Santos

About the author: thiagocvmir